• Nutrition Labs Suplementos

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade




Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.

Assim, alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imune são:

1. Morango




O morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.

Alguns estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, sendo recomendado consumir entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças. Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, o brócolis, a acerola, a laranja ou o kiwi. Veja outros alimentos ricos em vitamina C para incluir na dieta.

2. Batata-doce




A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina A para adicionar à alimentação.

3. Salmão




Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular. Veja outros alimentos ricos em ômega 3.

4. Sementes de girassol




Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres.

Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.

5. Iogurte natural




O iogurte natural é rico em probióticos que são bactérias "boas" para o intestino, ajudando a regular a resposta do sistema imune perante um agente infeccioso, além de fortalecer e aumentar todas as defesas do corpo.

Confira outros benefícios dos probióticos para a saúde.

6. Frutos secos




Os frutos secos, como as amêndoas, os amendoins, a noz do Pará ou a castanha de caju, são ricos em zinco, que atua na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.


Além disso, o zinco também tem um papel fundamental no desenvolvimento e ativação dos linfócitos T, que são células de defesa muito importantes para o sistema imune.

7. Spirulina




A spirulina é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional já que possui diversos compostos que exercem propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, como inulina, clorofila e a ficocianina, que ajudam a melhorar o sistema imune porque estimulam a produção de células de defesa do organismo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Esse suplemento pode ser encontrado em forma de pó, podendo ser acrescentado em sucos e vitaminas, por exemplo, ou consumido na forma de cápsulas. Veja como usar a spirulina e conheça outros benefícios.

8. Linhaça




O consumo regular de linhaça, tanto na forma de semente ou óleo, promove o aumento das defesas do organismo, já que é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória.

A linhaça pode ser utilizada na preparação de bolos, pães, vitaminas, sucos ou pode ser também acrescentado no iogurte ou nas saladas.

9. Alho




O alho é um dos alimentos mais conhecidos e mais utilizados para aumentar as defesas do organismo. Isso porque possui um composto sulfurado chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.


Além disso, também ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do intestino, assim, como diminuem a resposta inflamatória do organismo, regulando e ativando a resposta do sistema imunológico.

10. Cúrcuma




A cúrcuma é uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que atua como antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, estimula a produção de células T pelo sistema imunológico, que são as células responsáveis pela imunidade celular e que atuam destruindo as células infectadas e ativando os macrófagos.

Essa raiz pode ser consumida em forma de pó para temperar os alimentos, no entanto também pode ser consumida em infusões ou em cápsulas. Conheça mais sobre a cúrcuma e seus benefícios.

11. Amêndoas




Por ser rica em vitamina E (24 mg por cada 100 g), o consumo de amêndoas exerce propriedades imunomoduladoras, já que essa vitamina além de atuar como antioxidante, ajuda a regular e a estimular as células dos sistema imune, como as células T, os macrófagos e as células dendríticas diminuindo a incidência de doenças infecciosas.

Por esse motivo, consumir 6 a 12 amêndoas por dia no lanche ou na salada, poderia ajudar a aumentar as defesas do organismo.

12. Gengibre




O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, assim como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.


Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou como pó para temperar os alimentos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou em cápsula.

Fonte / créditos : Site Tua Saúde

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo